Sinopse: A história narra o episódio de uma mulher que, na terceira idade, deseja ver o momento da sua vida que ela não poderá ver: o próprio funeral. Contrata caixão e flores; convida amigos e parentes; convoca um padre; traz um fotógrafo como extensão dos seus olhos que estarão fechados.
O que poderia parecer um risível e surreal episódio de cinema é compreendido dentro de uma dimensão existencial, dada a densidade dos planos, do cenário e do texto – um poema declamado pela protagonista, revelando toda a intimidade do momento, pelo qual passa a protagonista.
A protagonista não se posiciona diante da morte – ou do episódio do velório por ela montado – com medo, por curiosidade ou para provocar os demais: trata-se de preencher a lacuna que falta na sua concepção visual de vida. A reação de cada uma das pessoas diante do velório – da mãe, da avó, da patroa, da correligionária, da cliente – dá a dimensão da complexidade que cada uma das pessoas traz diante da morte, diante da intimidade alheia.
Direção e roteiro: Reinofy Duarte
Elenco: Lilite Cintra, Agnaldo Lopes, Beatriz Duarte, Carlos Mota, Daniel Farias, Isabela Duarte, Jô Ramos, Lola Amaro, Marcelo Rocha, Poliana Bicalho, Roberto Laplane, Saulo Dourado
Produção: Domínio Público
drama - 19 min. - 2008 - Salvador – BA - BRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário